Ajuda do Site

Cores, Textos e Efeitos

Cores

Lembre-se de desenvolver seus materiais sempre em padrão de cores CMYK (cor pigmento). No seu computador, as cores são apresentadas em padrão RGB (luz) e obviamente ficam diferentes quando impressas. Caso seu arquivo contenha cores em RGB ou especiais (PANTONES), estas são automaticamente convertidas em padrão CMYK. Fique atento também, quando da utilização de preto em grandes áreas (chapados). Sempre utilize o preto em 100%, com calço de 30% de ciano. NUNCA faça uso de 100% nas 4 cores, pois o trabalho tende a repintar, devido ao excesso de tinta. Nos textos, não é necessário calço, o correto é sempre utilizar apenas o canal do preto em 100%.




Converta seus textos em curvas!

Não esqueça de converter os textos contidos no seu arquivo em curvas. Isso lhe dará a certeza de que seus arquivos sejam reproduzidos da forma correta, pois do contrário, o tipo de letra utilizada poderá ser substituída, caso não a tenhamos em nosso banco de dados.

Cuidado com os efeitos!

Lentes, sombras e efeitos de malha, podem gerar problemas de impressão. Quando utilizar algum efeito similar aos citados, procure convertê-los em imagem antes do envio. 



O que é "Sangria" e  "Área de Segurança"?

Ao baixar um gabarito em nosso site, você irá perceber esses termos bem identificados.
A sangria é uma margem de segurança para o corte do material, ou seja, uma ''sobra'' que evita que apareça um filete branco do papel no impresso. Já a área de segurança é uma forma de deixar as informações sem risco nenhum de sofrerem algum corte. Recomenda-se utilizar em média 3mm de distância da linha de corte (borda da página) até o início das informações (textos, imagens que não devem ser sangradas, etc). 
 
Veja no exemplo abaixo: